Assembleia de Deus - Congregação Cidade Ademar 2 Setor 08 - Ministério do Belém

Rua Doutor Márcio Martins Ferreira, 68
São Paulo, SP.
04405-060

contato@adademar2.com.br

Curiosidades Bíblicas

10/10/2013 12:12

A palavra “Bíblia”

A palavra Bíblia vem do grego “BIBLOS”, que significa “livro”. É dividida em duas partes: Antigo Testamento, com 39 livros (na versão protestante) e Novo Testamento, com 27 livros.

Bíblia Católica x Bíblia Protestante

 

Se você já teve ambas as Bíblias em mãos, certamente percebeu algumas diferenças. Os textos são idênticos, porém há livros a mais na versão católica. Toda a diferença está no Antigo Testamento. A parte do Novo Testamento é a mesma.

 

O que aconteceu foi o seguinte. Há duas coleções de rolos sagrados organizados pelos judeus: a da PALESTINA (com 39 livros, que só aceitam textos escritos na terra de Canaã) e a de ALEXANDRIA (a Septuaginta, com 45 livros, que acrescentou obras escritas em grego fora da Terra Santa). Com alguma controvérsia, a Igreja Católica utilizou a coleção de Alexandria na Bíblia até a Reforma Protestante. Nesta, Lutero (1483-1548 d.C.) optou pelo grupo de livros da Palestina.

Estes “livros extras” da Bíblia Católica são chamados, pelos católicos, de deuterocanônicos, e pelos protestantes, de apócrifos. Estes livros são os seguintes:

  • Tobias
  • Judite
  • Repouso de Ester (acréscimo do livro de Ester)
  • Sabedoria de Salomão
  • Eclesiástico (não confundir com Eclesiastes)
  • Baruque
  • Cântico dos Três Mancebos (acréscimo a Daniel após o capítulo 3.23)
  • História de Suzana (ampliação do livro de Daniel)
  • Bel e o Dragão (outro acréscimo a Daniel)
  • I Macabeus
  • II Macabeus

Divisão em Capítulos e Versículos

No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens. O objetivo desta divisão é facilitar a consulta – o que, convenhamos, é bem importante.

Autores da Bíblia

 

O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.

 

A Bíblia foi escrita ao longo de aproximadamente 1600 anos. Cerca de 40 homens foram inspirados para escrevê-la, iniciando com Moisés, tradicionalmente apontado como o autor livros do Pentateuco, e concluindo com João Evangelista, que além do Evangelho com seu nome, escreveu também o Apocalipse.

O Novo Testamento foi escrito em grego.

A Tradução da Bíblia

Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo.

João Ferreira de Almeida, que traduziu a Bíblia para o português, nasceu em Lisboa, de pais católicos romanos, em 1628. Passando com tenra idade para os países baixos, aceitou a fé da Igreja Reformada Holandesa, em 1642. Mudou-se para Batávia (hoje Djakarta, capital da Indonésia), onde tornou-se zeloso pregador do Evangelho. Casou-se em 1651 com a filha de um pastor. Foi ordenado ao santo ministério em 16 de outubro de 1656. Publicou o NT em português em 1681 e traduziu o AT até o livro de Ezequiel 48.21, quando então faleceu, em 1691.

Vamos Ler a Bíblia ?

A Bíblia contém 31.102 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.

O valor de um escravo

Conta-se que o valor do escravo gentio era cem vezes superior ao de um Hebreu, pois o gentio era propriedade do seu dono por toda vida, ao passo que o Hebreu só trabalhava para eles seis anos, no máximo. Por isso havia mais escravos gentios, Êxodo 21.2-4.

O Apocalipse

Qual o significado do nome Apocalipse?

R: A palavra Apocalipse, vem do vocábulo grego apokalúpsis, significa revelação. Revelar é remover o véu, trazer à luz o que estava oculto, tornar conhecido o encoberto. Com o objetivo de revelar o Senhor Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar as coisas que brevemente devem acontecer.

Em que local foi escrito o livro do Apocalipse?

R: Em Patmos, uma pequena ilha grega, a 97 Km a sudoeste de Éfeso, no mar Egeu, e a 55 Km da costa da Turquia, na Ásia Menor. A palavra Patmos significa mortal, A ilha foi usada como um lugar de exílio pelos romanos.

Por que o Apocalipse é chamado o livro dos juízos?

R: Porque nele são mencionados vários juízos: o do Anticristo, o do Falso profeta, o de Israel, o dos que blasfemaram de Deus, o da natureza, o do Tribunal de Cristo, o do Trono Branco ou Juízo final.

O Apocalipse deve ser estudado com outros livros da Bíblia?

R: Sem dúvida, principalmente em conjunto com os livros dos profetas, como Isaías, Jeremias, Daniel e Malaquias, pois nestes também há textos proféticos, apocalípticos e escatológicos, concernentes ao fim dos tempos.

Você Sabia?

O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, uma elegia de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas.

Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.

No livro de Ester e no livro de Cantares NÃO se encontra a palavra Deus.

Há 3573 promessas na Bíblia.

O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.

Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu.

João era o discípulo mais jovem dos doze.

Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais.

42 mil pessoas perderam a sua vida por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth. (Juízes 12:5, 6)

Adão não teve sogra.

A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gên. 23:1)

Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites. (I Reis 19:8 e Deut. 9:9)

Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.

Talento era uma moeda grega que valia o equivalente a uns mil e quinhentos dólares.

Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.

Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia. Há 594 capítulos antes e depois do Salmo 118.

O Versículo que se encontra no centro da Bíblia está em Salmo 118:8

O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.

Você sabia que a palavra “DEUS” aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes?

Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.

Para todo mundo ler: Na cruz em que Jesus foi crucificado, escreveu-se “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”, em três idiomas diferentes: Hebraico, Latim e Grego. (João 19-19, 20).