Assembleia de Deus - Congregação Cidade Ademar 2 Setor 08 - Ministério do Belém

Rua Doutor Márcio Martins Ferreira, 68
São Paulo, SP.
04405-060

contato@adademar2.com.br

Mulheres - O CÂNCER NA MULHER

20/08/2013 17:24

Há poucos anos, receber o diagnóstico de câncer era quase uma sentença de morte. Felizmente, a ciência evoluiu muito, e hoje a possibilidade de cura é enorme. Porém, para que o tratamento seja favorável, é essencial estar atenta.


Um dos principais instrumentos para combater a doença é a informação. "Afinal, quando a mulher tem conhecimento a respeito dos sintomas, pode identificar os primeiros sinais e procurar ajuda profissional o quanto antes. Se o tratamento for iniciado rapidamente, as chances de cura são grandes", comenta Hakaru Tadokoro, oncologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).



Os tipos de câncer mais comuns entre as mulheres

"Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de 2012, os tipos de câncer que mais atacam as brasileiras são o de mama, o do colo do útero, o colorretal (intestino) e o de tireoide", explica Hakaru.

As causas do câncer são muito variadas. "Entre os principais fatores que podem levar ao câncer de mama, estão o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal na menopausa e a herança genética. Em relação ao câncer de colo do útero, as mulheres que não cuidam da higiene, bem como as que são portadoras do papilomavírus (HPV), podem ter mais chances de desenvolver a doença. Quanto ao colorretal, a dieta rica em gorduras e pobre em fibras, assim como a obesidade, favorece o desenvolvimento da enfermidade. Porém, ainda não são bem esclarecidas as causas do câncer na tireoide, que infelizmente aumentou muito nos últimos anos", esclarece o médico.

Investir na qualidade de vida é fundamental

Estar atenta aos sinais do seu organismo e manter hábitos saudáveis podem ajudar tanto na prevenção como no diagnóstico precoce da doença. Confira as dicas:

- Mantenha uma alimentação equilibrada para fortalecer o organismo: reduza o consumo de gorduras e invista em alimentos ricos em fibras e nutrientes.

- Evitar bebida alcoólica e o tabagismo- Abandone o sedentarismo e pratique atividade física regularmente. Descubra maneiras divertidas de mexer o corpo no dia a dia.

- Se você tiver casos da doença na família, atenção! "Ainda que ela seja transmitida por herança genética em apenas 5% dos casos, é muito importante estar alerta", avisa Hakaru.

- Para evitar o câncer de colo do útero, o uso do preservativo é fundamental, já que o papilomavírus (HPV) é sexualmente transmissível.

- Observe-se e consulte seu ginecologista periodicamente! No caso do câncer de mama, faça o autoexame e os exames preventivos, como a mamografia.

- Realize check-ups frequentemente e procure a orientação do médico sempre que observar algum sintoma. "Esses são os principais cuidados na luta contra o câncer. Cerca de 80% dos casos têm chance de cura quando há diagnóstico precoce", alerta o oncologista.

 

Fonte: portalvital.com