Assembleia de Deus - Congregação Cidade Ademar 2 Setor 08 - Ministério do Belém

Rua Doutor Márcio Martins Ferreira, 68
São Paulo, SP.
04405-060

contato@adademar2.com.br

Precisamos aproveitar melhor o tempo que temos!

07/12/2013 14:41

Que tempo é esse?

Efésios 5:16

·         Lemos nesse verso o Apostolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo Deus falando à Igreja Cristã da cidade de Éfeso que os cristãos precisavam “remir” o tempo porque os dias eram maus.

 

·         Paulo escreveu esta carta cerca de 60 anos depois da morte de Jesus Cristo, ou seja, a cerca de 1953 anos atrás.

 

·         Se naquela época os dias eram maus, imagina hoje, em pleno século XXI?

 

·         Nós que estamos na casa dos quarenta anos ou mais, temos visto um mundo em constante e rápida transformação, mas para pior.

 

·         De um lado a ciência, a tecnologia, a medicina, entre outras áreas evoluindo, mas o amor, a humildade, o respeito, os valores da família, os valores de Deus entre outros, se acabando no mundo todo.

 

·         Como disse Jesus Cristo em Mateus 24:12, o amor está esfriando por causa da iniquidade, por causa da maldade do homem, do pecado consciente, onde a maioria da humanidade prefere viver.

 

·         A humanidade está cada dia mais longe da Palavra de Deus que é somente a Bíblia, e isso tem destruído o mundo em que vivemos.

 

·         Mas Paulo, já vendo a maldade em sua época disse: vocês precisam remir o tempo, porque os dias são maus.

 

·         O que significa “remir” o tempo?

 

·         Vamos para o dicionário da língua portuguesa: resgatar, salvar, libertar, etc..

 

·         Colocando esta tradução ao versículo, podemos parafrasear da seguinte forma: Salvando o tempo, libertando o tempo, resgatando o tempo, que em resumo é: liberte o seu tempo para aproveita-lo ao máximo.

 

·         Em outras palavras: usem o tempo que vocês têm da melhor forma possível?

 

·         Paulo nos alerta para usarmos o tempo de vida que ainda temos, (só Deus sabe quanto tempo teremos de vida), para um uso consciente, correto, aproveitável.

 

·         E pensando nisso, vamos ver nas Escrituras em como usar o nosso tempo de forma correta, que agrade primeiramente a Deus e depois a nós mesmos.

 
1ª forma de usar o tempo corretamente:  
“Estar na casa de Deus” – Salmos 84:10.

 

·         Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.

 

·         O Salmista afirma que vale muito mais estar na casa de Deus (Igreja) do que estar com outras pessoas por ai.

 

·         Ele chega a fazer a comparação de 1 X 1000 – ou seja 1 dia com Deus em Sua Igreja, é melhor que 1000 fora.

 

·         Porque o Salmista faz esta afirmação? Porque Ele sabe que na Casa de Deus, o povo de Deus está reunido, e quando 2 ou três estão reunidos (ou mais) Deus está no meio.

 

·         E onde Deus está, coisas maravilhosas, miraculosas e abençoadas acontecem.

 

·         Quando estamos na presença de Deus como Igreja, Deus nos fortalece, nos anima, nos consola, da respostas ao nosso coração, nos usa para sermos bênçãos na vida dos irmãos, etc..

 

·         Gosto de ler sobre a 1ª Igreja Cristã da história humana em Atos 2. Vemos que as pessoas ao redor que não eram da igreja, viam tantas coisas maravilhosas na Igreja e queriam participar dela.

 

·         Porque onde o povo de Deus está reunido, Deus é adorado, Ele opera maravilhas, Ele salva, Ele transforma, Ele restaura, Ele cura, Ele nos exorta, nos ensina, nos corrige, etc..

 

·         Por isso que o Salmista diz: Vale mais um dia em sua casa Oh Deus, do que 1000 fora dela.

 

·         Te faço uma pergunta: qual a importância que você dá a Igreja de Deus? Quantos cultos você frequenta? Qual é a sua participação nesses cultos?

 

·         Se pensarmos em uma Igreja que tem 3 encontro semanais, estamos falando de cerca de 5 horas por semana, em uma semana que tem 168 horas.

 

·         Ou seja, se você vier em todos os cultos da sua igreja, você usará apenas 3% da sua semana para estar em um lugar onde coisas maravilhosas acontecem, isso é muito?

 

·         Vamos ler mais dois textos: Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Salmos 84:3 – Até os animais (Irracionais) sabem do valor da Casa de Deus.

 

·         Salmos 122:1 - Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. – Estar na Igreja é móvito de alegria.

 

·         Por isso que a primeira forma de usar o tempo corretamente é estar na Igreja de Deus em todos os cultos e atividades.

 

2ª forma de usar o tempo corretamente – Pregando a mensagem de Jesus Cristo – Marcos 16:15

 

·         Lemos nesse verso o próprio Jesus Cristo nos dando a ordem de pregar a Sua mensagem a todos.

 

·         Porque Jesus Cristo nos deixou essa ordem que está no imperativo e não no opcional?

 

·         Porque Jesus Cristo sabe que fora de Sua verdade não há liberdade, não há vida eterna com Deus, não há vida abundante.

 

·         Jesus Cristo ao instituiu a Igreja, porque Ele sabia que essa seria a única forma do mundo inteiro conhecer a Sua verdade.

 

·         Jesus Cristo sabia que a Sua vinda a terra, a Sua morte e Ressurreição foi a manifestação do amor de Deus Pai que quer salvar a todos e por isso ordena que a igreja pregue para que todos ouçam.

 

·         Amados, se a Igreja de Jesus Cristo não pregar a mensagem salvadora dEle, deixamos de viver como igreja, porque perdemos todo o seu propósito.

 

·         Vamos ler Atos 4: 8 a 12.

 

·         Lemos que o Apostolo Pedro pregou com toda a ousadia diante de toda a liderança judaica a respeito da salvação que há somente em Jesus Cristo.

 

·         Ele e João não se importam se a liderança iria gostar de ouvir ou não, se concordavam ou não, eles simplesmente obedecem a ordenança de Jesus Cristo.

 

·         Vemos no verso 4 deste capítulo, que por causa da obediência deles, cerca de 5 mil pessoas já tinham crido na mensagem de Jesus Cristo.

 

·         Lemos no verso 21 que a liderança judaica não sabia o que fazer, porque o povo estava adorando a Deus.

 

·         Amados, uma das forma de aproveitar o tempo corretamente é falar as pessoas que estão ao nosso redor (família, amigos, vizinhos, etc..) da salvação que há em Jesus Cristo.

 

·         Porque quando estamos fazendo isso, estamos realmente praticando o verdadeiro amor ao próximo, não querendo que eles morram e vá para o inferno.

 

·         Quem ama o próximo, quer vê-lo no céu após a sua morte, mas isso só é possível através de Jesus Cristo que é o único Caminho e Único Mediador entre os homens e Deus.

 

·         E é por isso que a Igreja precisa pregar essa mensagem, quando estiver reunida no templo, mas também nas ruas quando estivermos em nossas atividades semanais. 

 

·         A 2ª forma de usar o tempo corretamente é obedecendo a ordenança de Jesus Cristo pregando Sua salvação.

A 3ª forma de usar o tempo corretamente -
Crer que Jesus Cristo está voltará - João 14: 1 e 2

 

·         Lemos em todo este capítulo 14 e também no 16, que Jesus Cristo revê-la aos Seus discípulos que teria que morrer, mas que voltaria para nos resgatar.

 

·         Jesus Cristo disse que a morte não seria capaz de segura-Lo morto, e que Ele ressuscitaria ao terceiro dia.

 

·         E depois voltaria para o céu de onde Ele veio, e aguardaria o dia escolhido por Deus Pai para vir  a terra e buscar a todos os salvos.

 

·         Amados, uma das formas de usar o tempo corretamente é crer nesta mensagem de Jesus Cristo, e entender biblicamente, que o dia da Sua vinda, está a cada dia mais perto.

 

·         Jesus Cristo não fala do dia em que voltaria, mas dá algumas dicas a respeito:Vamos ler 2 Pedro 3: 1 a 9

 

·         Lemos que Pedro, o mesmo que prega com ousadia em Atos 4, diz que Deus não retarda (não atrasa) a vinda de Jesus Cristo.

 

·         A questão é que o tempo de Deus é o Kairós, e o nosso é o Kronos (Cronos), ou seja, para Deus 1 dia é como 1000 anos e vice versa.

 

·         Mas o verso 9 diz, Jesus Cristo realmente virá, mas porque Deus é quem está no controle.

·         Amados, aproveitar o tempo é crer que Jesus Cristo está a cada dia mais perto de vir a terra e resgatar a Sua igreja.

 

·         Mas não só crer, mas ler todos os textos que falam de Sua vinda (Mateus 24 e 25, I Tessalonicenses 4, João 14 e 16, etc..), para discernir este tempo que estamos vivendo.

 

·         Se você ler esses textos com os jornais do dia abertos, você verá que a Bíblia está se cumprindo, que Jesus Cristo realmente está perto de voltar.

 

·         E por consequência, você vai amar cada vez mais a Igreja dEle, além de pregar cada vez mais a mensagem de Jesus Cristo.

 

Conclusão

·         Deus através de Paulo nos exorta a “remirmos” (aproveitarmos) o tempo, porque os dias são maus.

 

·         Infelizmente os dias estão cada dia piores a a maldade do homem só aumenta.

 

·         Mas não podemos perder a nossa esperança e fé por causa dessas coisas, porque elas já estão descrita na Bíblia que aconteceria.

 

·         O que nos cabe fazer, é amar a Única Instituição da terra que prega a mensagem salvadora de Jesus Cristo que é a Igreja verdadeira, prega-la por onde for e se preparar para Sua vinda. Deus nos abençoe!